Designs de jogo dos anos 80. O cérebro por trás dos clássicos

Os princípios centrais do design de videogames foram codificados entre 1978 e 1989. Os videogames, como forma, são muito mais antigos do que os de Pong. Todos esses jogos tiveram grandes designers, mas em 1978 ficou claro para todos eles. Eles se concentraram em estruturas fortes, design gráfico e cores. Era hora de mostrar toda a sua criatividade.

A geração Space Invaders

Foi em 1978 que Space Invaders, de Tomohiro Nishikado, se tornou uma sensação mundial, introduzindo videogames a toda uma geração de pessoas que não haviam jogado antes. Ele possuia uma estrutura de dificuldade nova e envolvente.

Por causa de um pequeno erro de programação, os inimigos ficaram mais rápidos quando havia menos deles na tela. Isso significava que cada nível se tornaria progressivamente mais desafiador à medida que se aproximava do fim.

space_invaders_pattern

“Invasores” by Darruda

 

PowerUp!

Os jogos se tornariam mais complexos muito rapidamente, no entanto. A próxima evolução que mudou a indústria em direção aos jogos contemporâneos veio em 1980, quando o Pac-Man foi lançado.

explosion

“Explosão” por Darruda

 

pacman2

“Pac-Man Heart Club” por Darruda

 

A Mente Criadora

Foi um jovem designer chamado Shigeru Miyamoto que fez os powerups o que eles são hoje. A idéia de Miyamoto era tratar o power-up como uma forma de mudar a jogabilidade de forma qualitativa, em vez de apenas tornar mais fácil ou mais difícil.

Seu primeiro jogo, Donkey Kong, apresenta um power-up que faz isso efetivamente: o martelo. Donkey Kong é claramente um jogo de plataformas; a maior parte do jogo é gasta correndo, pulando e subindo pelas plataformas, evitando obstáculos mortais.

donkey1

“Donkey Kong” por Shigeru Miyamoto

Essa foi a primeira descoberta: encontrar a graça em dar a você essa sensação de atividade física, pular de um lugar para outro e meio que conectar esses saltos ”, disse Miyamoto.

The Legend of Zelda
Com o desenhista da Nintendo Takashi Tezuka, Miyamoto criou em 1986 o clássico “The Legend of Zelda“, sobre um herói de menino inspirado em Peter Pan da Disney, chamado Link, em uma missão para resgatar a Princesa Zelda do malvado monstro Ganon.

Você sabe que Mario e Zelda foram desenvolvidos ao mesmo tempo?

Miyamoto estava decidindo se uma ideia nova era mais uma coisa de Mario ou Zelda. Isso levou a alguns crossovers, como o firebar, que foi criado para Zelda, indo para Mario Bros. Mas o outro lado também – os inimigos das piranhas de Mario acabaram em Zelda como os inimigos conhecidos como “Manhandla”.

zelda

“The Legend of Zelda” por Shigeru Miyamoto

A lógica de Miyamoto era que fazer o complexo Zelda forçar as crianças a compartilhar informações com seus amigos e promover um senso de comunidade em torno do jogo para resolver problemas.

Os clássicos jogos dos anos 80 ainda inspiram designers de jogos em todo o mundo.

Quais jogos mais inspiraram você e sua criatividade? Vamos compartilhar aqui nos comentários!

Avatar menor para Posts

 

Darruda

Hello, I’m Darruda, you’re welcome! Some things you need to know about me: I’m a graphic designer and illustrator based in Rio de Janeiro, Brazil. I focus on the conceptual value of the images. I use minimal elements to create a logo. I tell stories with my illustrations. I’m available for new commissions and licensing existing images. Don’t miss out on my Shop and my Blog.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s