Criatividade e os Mitos do Cérebro

Por toda a vida, compartilhamos a idéia de que artistas e criativos em geral nasceram agraciados com o dom da criatividade. Designados como the right-brain thinkers, esses indivíduos apresentam o lado direito do cérebro mais desenvolvido do que o normal.

Seria isso um mito?

type_brain1e

Segundo a ciência, o lado esquerdo é o responsável pela linguagem e pela razão, enquanto o direito é o lado mais imaginativo, criativo que visualiza as idéias. O potencial criativo inexplorado do cérebro carrega uma longa história. O avanço da tecnologia e da revolução digital explodiu em uma série de jogos, aplicativos e cursos didáticos, sempre levando a promessa de desenvolver e estimular a criatividade.

Muito do que sabemos sobre as diferenças entre as funções dos hemisférios vem dos ​​estudos sobre o cérebro dividido que começaram nos anos sessenta como tratamento para a epilepsia. Pesquisadores, incluindo os psicólogos Roger Sperry e Michael Gazzaniga, podiam apresentar estímulos a apenas um hemisfério ou outro de cada vez, e descobriram que as duas metades do cérebro agiam como entidades independentes com estilos de processamento contrastantes.

A criatividade é um processo de todo o cérebro. Nos seres humanos considerados normais, os hemisférios trabalham em conjunto sempre. Segundo o artigo de Ned Herrmann para a Scientific American o processo criativo consiste em seis fases: interesse, preparação, incubação, iluminação, verificação e aplicação. Cada passo desse processo tem suas próprias ondas cerebrais. Da perspectiva do cérebro esquerdo / lado direito do cérebro, o processo criativo pode ser diagnosticado da seguinte forma: interesse (esquerda e direita), preparação (esquerda), incubação (direita), iluminação (direita), verificação (esquerda) aplicação (esquerda e direita).

Pesquisadores descobriram que ambientes de aprendizagem enriquecidos podem ajudar a contribuir para a sobrevivência e integração de novas células cerebrais. A ideia é que quanto mais você usa seu cérebro para fazer algo, mais fortes se tornam as conexões entre as células envolvidas.

“Criatividade é conectar as coisas” Steve Jobs

conecting1

Uma pesquisa sobre o cérebro de Einstein sugeriu que sua criatividade pode não ter sido causado pelo tamanho de seu cérebro. Sabe-se que seu cérebro era maior nas áreas conectadas entre os hemisférios, porque ele exercitava essas áreas mais do que a média das pessoas.

Então, como estimular a criatividade?

brain_conection

Tentar implementar uma rotina diária, dedicando um tempo específico ao seu dia para pensar e criar idéias baseado em um tema específico, como por exemplo “heróis”. Não seja exigente nessa hora, são apenas sketches. Você cria uma variedade de idéias que aos poucos vão se conectando e interagindo entre elas. Uma idéia leva a outra. Uso muito esse sistema quando estou criando para algum concurso do Threadless ou alguma logomarca. Eu desenho uma variedade de sketches em um caderno aonde as ideías se conectam e tomam forma com o tempo. É uma mistura, uma espécie de Frankestein.

Eu acredito que a criatividade quando é estimulada nos ajuda a encontrar as melhores soluções para nosssos problemas. Técnicas como mudar o ambiente em que você trabalha, seja com uma decoração com suas novas camisetas penduradas na parede ( o que eu fiz no meu studio), uma planta nova no jardim, estudar uma nova língua ou um assunto completamente fora do seu universo também podem trazer ótimos benefícios e ajudar a construir novas idéias. Visite o Post as 5 Maneiras de Treinar seu Cérebro com dicas de como fazer isso de maneira mais fácil.

brain_storm

Buscar novos desafios me parece ser a ferramenta mais poderosa no para estimular a criatividade. Buscar caminhos nunca antes imaginados por nós. As soluções criativas acabam aparecendo naturalmente, com o desenrolar do processo. Funciona como uma bola de neve, que cresce e ganha velocidade. Sua velocidade de raciocínio aumenta e sua criatividade explode em idéias.

Não existe limite para a criatividade e o pensamento humano. Eu procuro sempre pensar positivo me conectando com pessoas e com idéias. São elas que me movem, me inspiram e me motivam.

Você tem alguma dica ou método próprio para estimular sua criatividade? Me mostre nos comentários!

avatar_principal_semfundo_ultimo_texto copy

Darruda

Olá, sou Darruda, você é bem vindo! Algumas coisas que você precisa saber sobre mim: Sou designer gráfico e ilustrador no Rio de Janeiro, Brasil. Eu me concentro no valor conceitual das imagens. Eu uso elementos mínimos para criar um logotipo. Eu conto histórias com minhas ilustrações. Eu tenho uma marca de camisetas divertidas chamada Darruda T-shirts. Estou disponível para parecerias e licenciamento de imagens existentes. Não perca minha loja e meu blog.

5 thoughts on “Criatividade e os Mitos do Cérebro

  1. Darruda, muito obrigado pelas dicas.

    Dentro de 20 dias devo lançar a versão beta da minha oficina de criatividade e, com certeza, essas dicas que você deu vão ser de muita valia!

    Você falou de parcerias… Você toparia entrar em um concurso de capas para um livro para Kindle com prêmio de R$30,00? Ou, ainda, já desenhou histórias em quadrinhos? Tenho algumas ideias…

    Abraço!
    Palhão

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s